Ibict acontece

Direito autoral em bibliotecas digitais é tema de palestra – Tema controverso, o direito autoral nas bibliotecas digitais demanda o redesenho desses repositórios, cuja organização deve garantir que direitos intelectuais e patrimoniais sejam resguardados. Considerando isso, a Coordenação de Tecnologias para Informação (Cotec/Ibict) realiza, no próximo dia 11 de julho, a palestra Direitos autorais nas Bibliotecas Digitais, com a professora Rosilene Souza. O evento, que apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas na Cotec, vai ser realizado às 14 horas, no Auditório do Ibict.

Leia mais  

Diversos

Vencedor do edital do Instituto Nacional do Mar e chamadas de R$ 500 milhões foram divulgadas pelo MCTI durante a semana– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou nesta sexta-feira (1°) a instituição vencedora  do chamamento que selecionou a organização social que será responsável pela gestão de pesquisas oceânicas no país, o Instituto Nacional do Mar (INMAR). A publicação do resultado se soma a outros 6 editais do MCTI e da FINEP como iniciativas divulgadas nessa semana.

Leia mais

Estudos sobre armazenamento de carbono apoiados pela FAPESP subsidiam projeto de lei– Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei nº 1.425 com o objetivo de criar um marco legal para a exploração econômica no Brasil da atividade de captura e armazenamento de carbono em reservatórios geológicos, como poços de petróleo e gás, aquíferos salinos e camadas de carvão.

Leia mais

Método permite converter gás metano em metanol líquido com menor gasto energético – Um grupo de pesquisadores brasileiros conseguiu converter metano em metanol usando luz e metais de transição dispersos, como o cobre, em um processo de foto-oxidação. O trabalho foi publicado na revista científica Chemical Communications e, segundo o artigo, foi o melhor desempenho relatado até agora para a conversão do gás no combustível líquido em condição ambiente de temperatura e pressão – 25 °C e 1 bar, respectivamente.

Leia mais

Coordenadora do CEPID Redoxoma ganha o 5º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química –  Ohara Augusto, professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e coordenadora do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), é uma das ganhadoras do 5º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química. Ela venceu na categoria Líder Acadêmica, em premiação promovida pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês) em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Leia mais

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br