Ibict na mídia
Open Science: como o Brasil se prepara para mudar sua forma de fazer ciência– A ciência e a produção científica se transformaram ao longo da pandemia, com um ambiente de mais colaboração e troca de informações facilitado pela tecnologia. Na esteira de iniciativas de outros setores, como o Open Banking, começa a engatinhar no Brasil o movimento de ciência aberta ou Open Science. Mesmo no início, já há intensos debates sobre sua importância, benefícios, potencialidades, implicações, desafios e impactos na comunidade científica brasileira.
Diversos
Iniciativas apoiadas pelo CITinova são apresentadas na Virada ODS– O painel ‘Tecnologia e inovação para cidades sustentáveis’, realizado no sábado (9) se debruçou sobre projetos financiados pelo CITinova, projeto coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento ocorreu durante o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que fez parte da programação da Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), entre os dias 8 e 10 de julho, em São Paulo (SP).
Satélite SPORT é aprovado para embarque e lançamento ao espaço– Desenvolvido em uma parceria entre Brasil e Estados Unidos, o satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task) foi aprovado no dia 1º de julho pela Agência Espacial Americana (NASA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, na etapa de revisão de pré-embarque. A avaliação foi feita no Laboratório de Integração (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do ministério.
MCTI participa de audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou na quinta-feira (14) da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), no Senado Federal. Na audiência foram debatidos temas como a proposta de nova Política Nacional de Ciência e Tecnologia e a minuta de projeto de lei, que institui o novo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e o secretário-executivo da pasta representaram o ministério na reunião.
‘Representações de cientistas são pautadas em estereótipos romantizados’, afirma pesquisador – Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com ênfase nos estudos de representações de ciência e cientistas na cultura pop, geek e nerd, Fernando Alves é um dos autores do artigo Superaventuras e a representação da ciência: um olhar histórico para as produções cinematográficas sobre O Incrível Hulk nas décadas de 1970 e 2000, publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Assinado com a coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e professora da COC/Fiocruz, Luisa Massarani, e com o professor do Cooperstown Graduate Program/State University of New York (EUA), Erik Stengler, o texto busca analisar como as representações de ciência e de cientistas mudaram historicamente nos filmes do Hulk, desde as primeiras produções nos anos 1970 até as mais atuais do século 21.
|
|||