Diversos

Meninas na Ciência é tema de debate na 74ª Reunião Anual da SBPC–Despertar o interesse de alunas do ensino médio e o incentivo a mulheres na ciência foram temas de um debate realizado nesta quinta-feira (28), durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade de Brasília (UnB). Participaram da mesa-redonda pesquisadoras e a representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI.

Leia mais

MCTI, FINEP e CNPq anunciam chamadas nas áreas de saúde e biotecnologia – Em uma transmissão ao vivo, disponível no canal do MCTI no YouTube, nessa quinta-feira (28), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, junto com os presidentes da FINEP e CNPq, vinculadas ao ministério, anunciou novas chamadas públicas com uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que englobam as áreas da saúde e biotecnologia.

Leia mais

Especialistas debatem planos de emergência radiológica para o país– No penúltimo dia de programação da 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) uma mesa redonda virtual debateu o tema Emergências radiológicas: um sistema de resposta para acompanhamento de radioacidentados.

Leia mais

Podcast Observatório Canal Saúde: Divulgação Científica nas Redes Sociais– No episódio de julho, a conversa foi com a jornalista da Fiocruz Brasília, Fernanda Marques. Ela, que já coordenou as mídias sociais do Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), fala sobre o universo peculiar das redes sociais, o potencial delas e a importância da interação com os seguidores, entre outras ações que geram engajamento. Fernanda aborda também como a divulgação científica pode e deve se apropriar dessas ferramentas e dar mais visibilidade à ciência.

Leia mais

Pesquisadores identificam neurônios especializados em registrar velocidade e traçar rotas –   Mais de uma década após a descrição do papel dos neurônios piramidais na representação mental feita pelo cérebro do espaço e da nossa localização, um time de cientistas brasileiros e norte-americanos acaba de dar uma contribuição importante para a investigação dessa espécie de sistema de navegação embutido no cérebro. Eles identificaram um subtipo dessas células que é capaz de registrar, com grande precisão, a velocidade de um indivíduo.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br