Diversos

Chamada Pública de R$37 milhões vai financiar pesquisas para enfrentamento da resistência antimicrobiana– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou na quinta-feira (11) a ‘Chamada CNPq/MCTI/CT-Saúde Nº 52/2022 – Ações em ciência, tecnologia e inovação para o enfrentamento da resistência antimicrobiana’. As propostas de projetos deverão ser submetidas até 26 de setembro de 2022. O valor global do edital é de R$37 milhões. Os recursos são do Fundo Setorial de Saúde do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Leia mais

MCTI apresenta as ações em prol da ciência brasileira na Antártica e os impactos das pesquisas para o Brasil– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF), palestrou nesta sexta-feira (12) sobre as ações empreendidas pela pasta em prol da ciência brasileira na Antártica. Cerca de 70 pesquisadores e os militares que integrarão a próxima Operação Antártica (Operantar XLI) participam do treinamento pré-antártico no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro (RJ). A atividade é requisito para todos os participantes.

Leia mais

Margareth Dalcolmo é eleita para a Academia Nacional de Medicina – A pesquisadora da Fiocruz e pneumologista Margareth Pretti Dalcolmo foi eleita, na noite desta quinta-feira (11/8), para ocupar a cadeira de número 12 da Academia Nacional de Medicina (ANM). Ela recebeu 69 votos dos 80 membros da ANM que votaram. O ocupante anterior da cadeira era o médico pediatra Azor José de Lima, que foi professor-emérito da UniRio, falecido em agosto de 2020. A Academia é constituída de membros votantes titulares e eméritos, que ocupam 100 cadeiras, contando ainda com honorários nacionais, internacionais e correspondentes.

Leia mais

Enap oferece bolsas de pesquisa em aplicação de ciência de dados – Estão abertas até 28 de agosto as inscrições para bolsas de pesquisa em aplicação de ciência de dados oferecidas pelo programa Cátedras Brasil, uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) que existe desde 2014.

Leia mais

Além de reduzir emissões, é preciso se adaptar a um planeta entre 3 e 5 graus mais quente, diz cientista – O aumento de 2 graus Celsius (oC) na temperatura média do planeta, previsto para o fim do século, não tem sido levado a sério por grande parte dos governos e empresas no mundo.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic