Diversos

MCTI e CNPq abrem chamada de R$6 milhões para ações de ciência cidadã e divulgação científica – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou na terça-feira (23) a ‘Chamada CNPq/MCTI-FNDCT Nº 61/2022 – Ciência Cidadã e Divulgação Científica: Programa Ciência no Mar, Ciência Antártica e Ações Nacionais voltadas à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável’. As propostas de projetos deverão ser submetidas até 30 de setembro de 2022.

Leia mais

Prédio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia é reaberto em Porto Velho– O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações realizou nesta quarta-feira (24) uma visita técnica em Porto Velho (RO), onde participou da cerimônia de reabertura do escritório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, unidade de pesquisa do MCTI, no campus da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. O objetivo do núcleo é fomentar o incentivo e o fortalecimento das ações e Ciência, Tecnologia e Inovação na região.

Leia mais 

Academia Chinesa de Ciências e Fiocruz debatem doenças infecciosas – Começa nesta segunda-feira (29/8) uma nova série de quatro webinários que a Fiocruz e a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês) realizam sobre doenças infecciosas. Os encontros são o resultado de um esforço conjunto para promover a colaboração científica, aprimorar o entendimento mútuo e fortalecer a capacidade nacional em saúde.

Leia mais

Cientistas investigam tecnologias de combustão que geram gás carbônico quase puro para estoque ou reúso –  Duas tecnologias pouco conhecidas no Brasil capazes de gerar energia, capturar e purificar gás carbônico (o dióxido de carbono – CO2, um dos grandes vilões do aquecimento global) estão sendo investigadas por pesquisadores do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), sediado na USP e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com a Shell.

Leia mais

RNP ativa novos circuitos de altíssima capacidade integrando diversas regiões do país – A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa elevou a capacidade de dois trechos estratégicos de sua rede acadêmica – entre os estados do Paraná e São Paulo e entre a Bahia e o Distrito Federal – para 100 Gb/s, integrando as cinco regiões brasileiras com conexões de altíssimo desempenho.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic