Ibict acontece

Ibict e EEN Brasil participam do Fórum Internacional para Educação Executiva no Paraguai – Nos dias 24 e 25 de agosto, aconteceu em Assunção, capital do Paraguai, o “Fórum Internacional de Excelência Educacional”, organizado pelo Ministério da Educação e Ciências e pelo Ministério das Tecnologias da Informação e Comunicação do Paraguai. O evento contou com a presença de autoridades institucionais, além de acadêmicos e especialistas.

Leia mais

Diversos

MCTI participa da assinatura de iniciativas para inovação em Maceió (AL) – Foi anunciada na sexta-feira (26) em Maceió a realização do 1º Ciclo de Editais de Inovação Aberta, com o objetivo de identificar e implementar soluções inovadoras para os desafios da cidade. Em uma cerimônia com a presença de comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) liderada pelo ministro da pasta, o prefeito da capital alagoana também realizou a assinatura de decreto sobre o Sandbox Maceió.

Leia mais

Encontro de Bolsistas de Iniciação Científica Junior no Ceará homenageia estudantes destaques em olimpíadas científicas – Em evento realizado na cidade de Fortaleza (CE), na sexta-feira (26), estudantes que se destacaram em Olimpíadas Científicas foram homenageados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Cidadania. Esse é o 2º Encontro dos Bolsistas de Iniciação Científica (BIC) Júnior, sendo que o primeiro foi realizado entre os dias 20 e 21 de julho em São Paulo (SP).

Leia mais

Publicado edital de parcerias estratégicas com os estados Está aberto até 29 de agosto o prazo para as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) manifestarem interesse em participar do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas com os Estados III. As declarações devem ser enviadas para o e-mail pdpg-fapIII@capes.gov.br. Os detalhes constam do Edital nº 38/2022, publicado na edição desta segunda-feira, 22, do Diário Oficial da União. O documento também está disponível no site da CAPES.

Leia mais

Estudo torna mais realista o modelo do líquido de spins –  O spin é o momento magnético intrínseco de uma partícula – um elétron, por exemplo. Trata-se de uma grandeza fundamental, assim como a massa e a carga. Dito de forma bastante simplificada, é como se a partícula possuísse um ímã em seu interior que lhe permitisse interagir não só com os spins de outras partículas, mas também com campos magnéticos externos, mesmo em repouso.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic