Ibict acontece

Ibict participa de evento sobre criação, validação e publicação de métodos de testes analíticos.–  A pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenadora do GO FAIR Brasil, Luana Sales, participou de palestra sobre Gestão de Dados de Pesquisa: Os Benefícios da Adoção dos Princípios FAIR. O evento foi organizado pela AOAC International – associação científica sem fins lucrativos -, com sede em Rockville, Maryland (EUA), através da plataforma zoom.

Leia mais

Diversos

Cientistas brasileiros integram “caça” a planetas– Pesquisadores brasileiros vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), alguns deles financiados pela CAPES, colaboram com o desenvolvimento do NIRPS (Near Infra Red Planet Searcher). O instrumento, informalmente chamado de “caçador de planetas”, será um espectrômetro de operação em infravermelho, utilizado na busca por planetas extrassolares, ou seja, localizados fora do nosso Sistema Solar.

Leia mais

Aditivo melhora as propriedades de componente usado em baterias de lítio-metal – Estudo realizado no Centro de Inovação em Novas Energias (Cine) mostrou que a adição de um cristal líquido iônico a um solvente amplamente usado como eletrólito de baterias de lítio-metal torna o composto mais estável quimicamente, além de melhorar a sua condutividade iônica. Com essas propriedades, o eletrólito aditivado se mostra promissor para compor baterias mais duráveis, mais seguras e de melhor desempenho. O Cine é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Shell na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na USP e no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Leia mais

Chamadas para traduções e Ciência Aberta recebem propostas até 07 de outubro – Uma série de concursos está sendo aberta pela infraestrutura de investigação OPERAS para formar a base de um serviço de tradução científica com base tecnológica, com o objetivo de desenvolver o multilinguismo na comunicação de ciência e ajudar a remover barreiras linguísticas, seguindo os princípios da Ciência Aberta. O projeto em questão, “Translations and Open Science”, foi lançado em 2020 pelo Ministério da Educação Superior e da Investigação da França (MESR), e pretende responder às necessidades de diferentes utilizadores, combinando tecnologias de linguagem especializadas e habilidades humanas.

Leia mais

Relatório de Atividades da FAPESP mostra que 2021 foi um ano de retomada das atividades de pesquisa – A FAPESP encerrou 2021 com uma carteira comprometida com projetos e bolsas, já aprovados e em execução, no valor de R$ 1,86 bilhão. Esse resultado sinaliza o esforço da Fundação para estimular o retorno à normalidade das atividades de pesquisa em São Paulo impactadas pela pandemia de COVID-19, em razão do comprometimento da operação de laboratórios e programas de pós-graduação, no país e no exterior.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic