http://agencia.ibict.br/wp-content/uploads/2021/11/clipping.png

Ibict acontece

Ibict debate os temas de Ciência Aberta no ConfOA, em Moçambique – O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou de forma intensa na organização e execução da 13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), um dos maiores eventos internacionais da área. A edição deste ano foi realizada pela Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique.

Leia mais

Diversos

Fiocruz participa da Semana Internacional de Acesso Aberto 2022 – Desde 2014, a Fundação estabelece uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, para fortalecer os mecanismos de preservação e visibilidade de sua produção científica, aumentar o impacto e contribuir para o desenvolvimento da ciência. Devido ao seu compromisso cada vez maior com a promoção do AA, a Fiocruz participa da Semana Internacional de Acesso Aberto 2022. Este é um evento global cujo tema principal é Aberto para a Justiça Climática e acontecerá entre os dias 24 e 30 de outubro.

Leia mais

FAPESP aumenta limite de financiamento de projetos voltados à inovação – A FAPESP anunciou uma série de novidades no Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Uma delas é o aumento de R$ 500 mil no valor-limite de financiamento de projetos aprovados para a Fase 2, de desenvolvimento tecnológico de uma solução inovadora, e do PIPE Invest. Essa nova modalidade do PIPE oferece fundos suplementares para projetos PIPE Fase 2 de comprovado sucesso, quando houver terceira parte interessada, com o objetivo de tornar a inovação de base tecnológica desenvolvida ainda mais robusta e acelerar a comercialização.

Leia mais

Inteligência artificial é usada para identificar alterações na marcha e diagnosticar doença de Parkinson – Cientistas do Laboratório de Pesquisa do Movimento Humano (Movi-Lab), sediado no campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp), usaram inteligência artificial para ajudar no diagnóstico e na identificação do estágio da doença de Parkinson.

Leia mais

Presidente da CBMM apresenta ao ministério projeto de baterias para veículos elétricos – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações reuniu-se nesta segunda-feira (24), em Brasília (DF), com o presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que apresentou ao MCTI o processo inovador para a redução do custo e o aumento do desempenho de cátodos utilizados nas baterias de íons-lítio, que promete ser superior à tecnologia convencional. A CBMM irá utilizar o Óxido de Nióbio no processo, denominado “Processo de uma Única Etapa”, visando a comercialização no mercado de carros elétricos.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic