http://agencia.ibict.br/wp-content/uploads/2021/11/clipping.png

 Ibict na mídia

Qualificar atividades de digitalização é fundamental para gestão da Memória do Judiciário – Pesquisadores, servidores que atuam na área de gestão documental e magistrados interessados nesse tema debateram, nesta quarta-feira (26/10), as normas e diretrizes para digitalização, arquivo e guarda de documentos judiciais e administrativos, previstos na Resolução CNJ n. 469/2022, que estabeleceu e disciplinou essa questão. Durante o encontro foi debatido como os órgãos da Justiça devem proceder em relação à seleção da documentação destinada a descarte e também sobre aquela que deverá ser recolhida para preservação e guarda permanente. Um dos pontos que gerou questionamentos foi o da manutenção de dados em mídias e meios eletrônicos, interceptações telefônicas e audiovisuais, que garantam segurança e que possam ser replicados a todo Judiciário. A conselheira adiantou que uma parceria entre o CNJ e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está sendo estudada para que o órgão nacional de pesquisa possa construir uma solução para essa questão.

Leia mais

Ibict acontece

XXII Enancib: Ibict promove conversa com especialistas do instituto – A rápida evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) impacta diversas áreas, em especial, as unidades de tratamento e disseminação da informação. A grande oferta de software para gestão da informação vem gerando desafios na seleção e implementação de soluções que atendam às necessidades dessas unidades. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu o “Conversa com especialistas: Tecnologias de Informação e Informática apoiadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia”’, evento paralelo do XXII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib).

Leia mais

Diversos

Manaus: MCTI realiza evento em comemoração aos 70 anos de criação do INPA no Teatro Amazonas – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, esteve presente nesta quinta-feira (3) em Manaus, no estado do Amazonas, para as comemorações dos 70 anos de criação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), unidaded de pesquisa do MCTI. Foi no Teatro Amazonas que aconteceu o evento com a apresentação do Concerto da Orquestra Amazonas Filarmônica, onde também foi apresentado um vídeo comemorativo da instituição. Estiveram presentes no evento o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Cândido Jeremias Cumarú Neto, representando o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima; o cônsul geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino; a cônsul geral Adjunta do Japão em Manaus, Reiko Nakamura, e a diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Antônia Franco.

Leia mais

Distritos de inovação devem contribuir para a reindustrialização do país, afirmam especialistas– O Brasil vem sendo palco de um prolongado processo de desindustrialização. A participação percentual do setor industrial no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu quase pela metade ao longo das quatro últimas décadas, de 19,1% no início dos anos 1980 para 10,5% atualmente. No mesmo período, o percentual do PIB brasileiro no PIB global baixou de 2,8% para 1,4%.

Leia mais

Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos abre duas vagas de pós-doutorado – O Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) recebe, até 10 de novembro, inscrições para duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O CIBFar é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic