http://agencia.ibict.br/wp-content/uploads/2021/11/clipping.png

Ibict na mídia

Novo método para controle da sigatoka-negra na Amazônia rende prêmio a pesquisador – O pesquisador Luadir Gasparotto, da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), foi agraciado com o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2022, na categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, com o trabalho “Alternativas para o controle da sigatoka-negra da bananeira na Amazônia”. A premiação valoriza as diferentes categorias de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e local da região. A entrega da premiação acontecerá dia 25 de novembro em Porto Velho, RO. Desde 2014, o Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer e estimular projetos de desenvolvimento sustentável para o bioma amazônico e que se destacaram pela contribuição ambiental, econômica, social ou tecnológica proposta. A honraria é conferida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as Federações de Indústrias da região e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Ibict.

Leia mais

Diversos

No Piauí, bolsistas de Iniciação Científica Junior receberam homenagem pelo destaque nas Olimpíadas Científicas do MCTI –  O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), juntamente com o Ministério da Cidadania, realizaram nos dias 4 e 5 de novembro, em Teresina – PI, o 3º Encontro de Bolsistas de Iniciação Científica Junior (BIC Jr). Foram feitas homenagens para estudantes que se destacaram em Olimpíadas Científicas, eles receberam diplomas e medalhas pelo esforço e dedicação nas competições. Atualmente o MCTI realizada mais de 80 olimpíadas nas mais diversas áreas de conhecimento, que reconhecem o empenho e destaque de estudantes de todas as regiões do país.

Leia mais

Plataforma Científica Pasteur-USP oferece duas oportunidades de treinamento técnico –  Duas vagas de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP estão disponíveis para o Projeto Temático “Estratégia integrada para o estudo de agentes infecciosos causadores de doenças emergentes e/ou negligenciadas transmitidas por vetores de impacto global”. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (11/11).

Leia mais

Pesquisa indica a existência de um único e extenso recife na América do Sul – Os recifes são o ambiente marinho mais rico e produtivo do planeta, sendo frequentemente chamados de “florestas tropicais dos mares”. Pesquisa publicada na revista Scientific Reports (grupo Nature) indicou, pela primeira vez, que os recifes brasileiros são parte de um único e extenso sistema recifal na América do Sul que se estende desde a Guiana Francesa até o Sudeste do Brasil. A pesquisa contou com a participação de 23 cientistas do Brasil, Itália, Alemanha e Estados Unidos e foi liderada pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A pesquisa foi apoiada pelo Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais

Segunda fase do projeto OpenRAN@Brasil é aprovada – A fase 2 do projeto OpenRAN@Brasil foi aprovada em novembro de 2022. A etapa, que acontece em paralelo à primeira fase, tem como objetivo a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em componentes tecnológicos relevantes da arquitetura OpenRAN.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic