Ibict na mídia
Muito além do backup: bem-vindo à era da preservação digital – Imagine a seguinte situação: pouco mais de dez anos atrás, você decidiu fazer um backup das suas fotos de família gravando-as em um CD. Desde então, o computador que você utilizava na época ficou pelo caminho, quebrado ou trocado. Hoje, você trabalha, diverte-se e se comunica com o mundo por meio de um notebook que não possui uma unidade de leitura de CD.
Com história milenar, Pantanal tem sítios arqueológicos a serem mapeados para servir de produto turístico – Vestígios de um passado datado de milhares de anos estão espalhados pelo Pantanal e essas marcas servem para contar histórias, além de representarem em um atrativo para turistas que visitam o bioma. Os registros catalogados podem ser encontrados principalmente em Corumbá, nos arredores e na Serra do Amolar. O Sebrae/MS e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), por meio do Plano de Desenvolvimento do Território Alto Pantanal, estão mapeando os principais pontos desses sítios arqueológicos para um roteiro ser montado para visitantes. O levantamento que vem sendo feito pelo IHP ocorre a partir de estudos arqueológicos desenvolvidos no início do século XX, que depois ganharam ampliação nas décadas de 1910, 1940, 1970, de 1990, bem como em 2019. São pesquisadores de diferentes instituições que primeiro realizaram esses levantamentos, incluindo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep/UFMG).
Ibict acontece
IMG – Ibict realiza reunião com o Movimento Nacional em Defesa do Direito das Vítimas – Na última quinta-feira, 02 de março, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu a visita de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF).
Diversos
MCTI e CNPq anunciam aumento do número de bolsas de produtividade– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram nesta quinta-feira (9) o aumento do número de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) na categoria 2, que são destinadas a pesquisadoras e pesquisadores com, no mínimo, três anos de doutorado. Serão 500 novas bolsas para projetos aprovados no âmbito da Chamada 09/2022. A medida é resultado do aumento da concessão de bolsas das agências de fomento do governo federal, divulgado pelo presidente Lula em fevereiro.
MCTI defende cooperação institucional e incentivo a projetos transversais para enfrentar os desafios globais– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) defendeu o fortalecimento da cooperação institucional e o investimento em projetos transversais para enfrentar os desafios globais durante a abertura da 1ª Conferência para uma Amazônia que Queremos do Painel Científico para a Amazônia. A secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Marcia Barbosa, representou a ministra Luciana Santos no evento, realizado nesta quarta-feira (8), em Belém (PA). A cidade é candidata a sede da COP 30, que será realizada em 2025.
|
|||