Ibict acontece
VI SINPRED e VIII Encontro Nacional da Rede Cariniana acontecem em junho – Nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2023 acontecerá a sexta edição do Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED), simultaneamente ao VIII Encontro Nacional da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital e da Rede de Pesquisa Dríade. Os eventos são promovidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) por meio da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) e da Rede Dríade.
Diversos
MCTI investe R$ 27 milhões na contratação de 20 projetos de pesquisa sobre Covid longa – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu nesta quarta-feira (05) o seminário marco zero, que simboliza o início da execução dos projetos de pesquisa contratados sobre Covid longa. Foram investidos R$ 27 milhões do fundo setorial de saúde do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os projetos selecionados envolvem incidência e diagnóstico, mecanismos e fatores de risco, e tratamento da Covid longa.
Em menos de 100 dias, governo reajustou o valor das bolsas do CNPq e Capes – A valorização dos pesquisadores brasileiros foi uma das prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nos primeiros cem dias de governo. No dia 16 de fevereiro, foi anunciado o reajuste nos valores das bolsas do CNPq e Capes, que não eram corrigidos há 10 anos. Em outra iniciativa, MCTI e CNPq concederam 500 novas bolsas de produtividade em pesquisa para doutorandos que coordenam projetos de relevância nas mais diversas áreas.
FAPESP lança nova chamada do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas – A FAPESP lançou recentemente uma nova chamada de proposta no âmbito do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP). Iniciado em 1998, o programa foi reformulado com o intuito de promover a solução de problemas com base em evidências científicas, visando a aplicação direta do conhecimento científico no aprimoramento das políticas e da gestão pública.
Cientistas usam inteligência artificial e rede social para criar modelo que prevê ansiedade e depressão – Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão usando inteligência artificial e uma das maiores plataformas do mundo, o Twitter, para tentar criar modelos de predição de ansiedade e depressão que, no futuro, podem dar sinais desses transtornos antes do diagnóstico clínico.
|
|||