Ibict acontece
Ibict é um dos apoiadores do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida – GCV– Com o tema “A ACV na transição para uma economia circular e de baixo carbono”, o oitavo Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida – GCV vai acontecer entre os dias 27 e 30 de novembro de 2023. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), com apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Grupo EngS – Engenharia da Sustentabilidade, e realização e organização do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Escola Politécnica da USP – EPUSP e da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Diversos
Brasil e União Europeia buscam fortalecer cooperação científica – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu, nesta quinta-feira (6), o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez, para discutir o fortalecimento da cooperação científica entre o Brasil e o bloco europeu.
MCTI e Organização Mundial para Propriedade Intelectual estudam cooperação para difundir conhecimentos da área– Como levar o tema da propriedade intelectual para grupos que ainda utilizam pouco essa ferramenta, como mulheres, jovens e povos tradicionais? O que fazer para que a propriedade intelectual seja compreendida e percebida como um instrumento para a inovação? Essas questões nortearam o diálogo entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).
Inovação, investimento e integração são chave para sucesso no sistema de reciclagem de descartáveis – A economia circular é uma nova forma de pensar o modelo econômico e que se opõe à lógica linear de extração de matéria-prima e descarte dos produtos após o uso. Nesse modelo, o resíduo do material pós-consumo é reinserido no processo produtivo para integrar a fabricação de novos produtos. Para entender as estratégias e os atores dessa economia — o ecossistema circular —, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP analisaram o ecossistema da fabricação de embalagens cartonadas (feitas de papel, plástico e alumínio).
Levantamento da Capes mostra que mulheres enfrentam sexismo na ciência – O cenário da ciência no país vem sendo ocupado majoritariamente por mulheres. Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2021, 54% dos estudantes em cursos de pós-graduação stricto sensu são mulheres. Dos 405 mil alunos de mestrado e doutorado no Brasil, 221 mil são mulheres. Também são elas que lideram o número de bolsas no país. Em 2020, as pesquisadoras representavam 58% do total de bolsistas stricto sensu.
|
|||