Ibict na mídia
Iphan lança portal digital de bens culturais imateriais”- Um novo portal online, que reúne todos os bens culturais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está disponível para consulta na internet. A iniciativa é fruto de parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e dá acesso a informações sobre cada um dos bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. O investimento total feito pelo Iphan foi de R$ 413.750.
Diversos
MCTI participa de passagem do cargo do chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército – O ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, participou, nesta quarta-feira (12), da cerimônia de passagem do cargo de chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército do general Guido Amin Naves para o general Achilles Furlan Neto. A participação de Fernandes marcou o aprofundamento da parceria entre o MCTI e o Exército em ciência e tecnologia.
Fiocruz divulga dados atualizados de sua produção científica nos últimos 14 anos – O Observatório em Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz (Observatório CT&I em Saúde), iniciativa da Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga a primeira atualização de 2023 dos dados da produção científica da Fiocruz. No período entre janeiro de 2008 e novembro de 2022, 68.913 documentos técnico-científicos contendo pelo menos um autor ligado à Fiocruz foram recuperados de seis bases de dados: Web of Science, Scopus, PubMed, Lilacs, o repositório Arca e Plataforma Lattes.
Novo centro de pesquisa da Unesp busca preencher lacuna-chave para o avanço da biotecnologia no país – Fazer a ponte entre pesquisa básica e aplicada, ajudando pesquisadores e startups que ousam inovar na área de saúde a superar o chamado “vale da morte” da pesquisa clínica – etapa em que a maior parte dos projetos morre, sem alcançar o mercado. Esta é a proposta do novo Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos, lançado na última segunda-feira (10/04) no campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
E-book detalha mais de 260 espécies de medusas do mundo com informações científicas, fotos e ilustrações – “[Ninguém pode] ficar insensível à rara graça de formas e delicada coloração dessas criaturas do mar”, escreveu o naturalista Alfred Goldsborough Mayer, no começo do século 20, sobre as medusas, também conhecidas como águas-vivas, em uma das obras monumentais escritas sobre esses animais. Disponível apenas em inglês, World Atlas of Jellyfish é uma obra que encarna o espírito dos grandes naturalistas e dos grandes compiladores do passado, com as informações mais atuais e acuradas disponíveis.
|
|||