Diversos
MCTI e Embrapii anunciam R$ 180 milhões para Centros de Competência em tecnologia – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciaram nesta quarta-feira (24), em evento realizado em Brasília, o investimento de R$ 180 milhões em três instituições selecionadas para formar Centros de Competência no desenvolvimento de pesquisas em 5G e 6G, tecnologias imersivas aplicadas a mundos virtuais e Open RAN (Open Radio Access Networks).
Comunidade científica indica membros para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nomeou os membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) indicados pela comunidade científica. A portaria traz os nomes titulares e suplentes de nove instituições do setor: ABC; Andifes; Confap; Consecti; Ibrachics; SBPC; Conif; Abruem e Abruc. O CCT é um órgão de assessoramento superior do presidente da República para a formulação e implementação da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Reativado em abril, é liderado pelo presidente e composto por 34 membros, que representam 16 ministérios, nove membros da comunidade científica e oito representantes dos produtores e usuários de ciência e tecnologia.
Assespro discute com MCTI capacitação de jovens em TICs – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e representantes da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) discutiram, em audiência nesta quarta-feira (24), a necessidade de ampliar a qualificação de mão de obra para o setor de ciência e tecnologia, especialmente de jovens e meninas de populações mais vulneráveis.
Secretaria-Geral da Presidência discute parceria para ampliar ações de popularização da ciência – A Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI busca fechar parcerias para expandir as ações de popularização e divulgação científica no país. O assunto foi discutido nesta terça-feira (23) pelo secretário Inácio Arruda e o diretor de Educação Popular da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro de Carvalho Pontual.
Brasileiro com câncer terminal é o primeiro a receber tratamento com células do próprio corpo – O tratamento foi testado pela primeira vez na América Latina e consiste em reintroduzir células do próprio paciente modificadas em laboratório. O projeto vem sendo desenvolvido há quatro anos e conta com a participação de quase 20 pesquisadores, entre médicos, biólogos celulares e moleculares, e engenheiros especializados em cultivo celular em larga escala. Já o apoio financeiro foi oferecido pela Fapesp, CNPq, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Ministério da Saúde.
|
|||