Ibict acontece

Confira o artigo: Preservação digital e redes LOCKSS – A revista BiD, editada pela Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Barcelona e pela Universidade Aberta de Catalunya, publicou o artigo Preservação digital e redes LOCKSS, escrito por Miguel Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Diversos

Ministra defende governança democrática e participativa da internet, com regulação das plataformas – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu, nesta terça-feira (30), uma governança democrática, participativa e multissetorial da internet, com regulação das plataformas. A afirmação foi feita durante abertura do 13º Fórum da Internet no Brasil (FIB), em Uberlândia (MG). O evento, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), busca discutir questões relevantes para a consolidação e a expansão da internet.

Leia mais

Ministra tem reunião com ecossistema de inovação de Londrina (PR) – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, cumpre agenda em Londrina (PR) nesta quinta-feira (1º). Pela manhã, ela visita uma escola municipal que implantou o projeto Letramento Digital do MCTI. Londrina foi a primeira cidade do país a receber o projeto, que tem o objetivo de desenvolver habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica. A expectativa é que cerca de 2 mil alunos passem pelo programa.

Leia mais

Vencedora do Prêmio CAPES de Tese ganha honraria para mulheres na ciência – Premiação Mulheres Brasileiras na Química 2023 incentiva a participação feminina nas Ciências Exatas. Evelin Manoel é professora da Faculdade de Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e faz parte do departamento de Biotecnologia Farmacêutica, onde desenvolve projetos para a produção de bioativos de interesse cosmético e farmacêutico. Graduou-se em Ciências Biológicas, e cursou mestrado e doutorado na Escola de Química, tudo na UFRJ. Em 2015, foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese.

Leia mais

Financiadores discutem como promover a colaboração científica em meio a crescentes tensões geopolíticas – Fatores como o avanço tecnológico, a globalização e as mudanças demográficas estão transformando o mundo em que vivemos, tornando-o mais turbulento, polarizado e imprevisível. Essa tensão se manifesta por meio da mudança climática, do acirramento de crises migratórias, conflitos étnicos, desigualdade socioeconômica e autoritarismo, bem como da crescente falta de confiança nas instituições. Para lidar com esses e outros desafios globais, cientistas de todo o mundo precisam cruzar fronteiras e trabalhar em colaboração.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict