Diversos
MCTI discute parceria em inovação com Organização Mundial de Propriedade Intelectual – Uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) se reuniu nesta quinta-feira (8), em Genebra, na Suíça, com o diretor-geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), Daren Tang, para discutir o apoio a projetos de inovação. O encontro foi acompanhado da delegação parlamentar que cumpre agenda no país.
Em Genebra, ministra articula adesão do Brasil ao maior centro científico do mundo – O Brasil pode se associar ao maior e mais avançado centro científico do mundo. Localizada na fronteira entre a Suíça e a França, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) é uma infraestrutura de pesquisa voltada para física de altas energias. Entre os grandes feitos, estão a comprovação do bóson de Higgs ou “partícula de Deus”; a construção do LHC, o mais potente acelerador de partículas do planeta; a invenção do World Wide Web (www); além de experimentos e descobertas sobre a origem do universo.
Programa de incentivo a participação de mulheres na ciência abre inscrições – Apesar de ter crescido nos últimos anos, a presença de mulheres nas áreas de pesquisa ou em agremiações de diversas áreas, como o Prêmio Nobel, ainda não representa de maneira significativa a presença delas na sociedade. As mulheres são apenas 33% entre os pesquisadores globais e menos de 4% no Prêmio Nobel, segundo dados o último Relatório da Ciência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
São Vicente: Criada a Associação de Mulheres Cientistas de Cabo Verde – A Comissão Instaladora da Associação de Mulheres Cientistas de Cabo Verde foi criada, esta sexta-feira, no Mindelo, com o objetivo de promover a investigação e o conhecimento para a resolução de problemas sociais e alimentar o ensino superior.
Cientistas da Unesc são destaque a nível mundial – A contribuição dos pesquisadores da Unesc com a sociedade e com a comunidade científica é novamente atestada internacionalmente. Isso porque mais uma vez profissionais da Universidade se destacaram entre os melhores do mundo em 2022 apontados pelo ranking research.com.
|
|||