Ibict acontece

Saiba como foi o VI SINPRED e o VIII Encontro Nacional da Rede Cariniana – Entre  os dias 14 e 16 de junho, o Rio de Janeiro sediou o VI Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED) e o VIII Encontro Nacional da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) e da Rede de Pesquisa Dríade, promovidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Diversos

Aberto edital para capacitação em laboratórios de alto nível de biossegurança – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram edital para submissão de projetos com o objetivo de capacitar profissionais para trabalhar em laboratórios de alto nível de contenção biológica. As propostas para o cronograma de 2023 devem ser submetidas até 04 de agosto, e os projetos deverão ser executados entre novembro de 2023 e dezembro de 2024.

Leia mais

Brasil pode se associar ao maior centro científico do mundo – O Brasil pode se tornar membro associado do maior e mais avançado centro científico do mundo, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), que se localiza na fronteira entre a Suíça e a França. A infraestrutura de pesquisa tem como objetivo a investigação voltada para física de altas energias — entre os seus grandes feitos estão a comprovação do bóson de Higgs ou “partícula de Deus”, a construção do mais potente acelerador de partículas do planeta (LHC), a invenção do World Wide Web, além de experimentos e descobertas sobre a origem do Universo.

Leia mais

Maternidade ignorada e “efeito-tesoura” atrasam avanço de mulheres na ciência – A bióloga Camila Ribeiro sabia que a chegada da pequena Maria Alice afetaria sua rotina de produção do doutorado em ciência animal na Universidade Estadual de Londrina, mas não achou que as dificuldades seriam tantas. Não pôde deixar de pensar no que ouviu de um professor do mestrado, antes mesmo da gestação. “Não vai engravidar, hein? Se você engravidar, não vai conseguir conciliar a pesquisa com a maternidade.” Comentários assim, lembra, eram apenas para mulheres. Os homens que tiveram filhos não tinham problema algum. Na época, o professor chegou a questionar o casamento de Ribeiro, alegando que ela não teria tempo para escrever a dissertação. “Esse foi um dos motivos que me fizeram mudar de área no doutorado. Eu não queria mais continuar naquele laboratório”, desabafa.

Leia mais

Pesquisadores do IF-UFRJ constroem a primeira armadilha de íons do Brasil –  O grupo de pesquisadores do Laboratório de Super-Espectroscopia do Rio, LASER, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), construiu a primeira armadilha de íons do Brasil, que é também a primeira armadilha de Penning da América do Sul. O resultado do trabalho  é  tema de artigo publicado em maio na Communications Physics, braço de Física da Nature Communications, e pode ser acessado online.  As armadilhas de íons representam tecnologia relevante para estudos em Computação Quântica e permitem a realização de medidas de altíssima precisão no magnetismo e massa de partículas, constituindo ferramentas importantes para testes de teorias fundamentais da Física.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict