Ibict acontece
Ibict na SBPC: saiba como foi a abertura e o primeiro dia do maior evento de divulgação científica da América Latina – Com o tema ‘Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido’, teve início, na noite último domingo (22/07), a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A solenidade de abertura aconteceu no tradicional Teatro Guaíra, em Curitiba (Paraná), e reuniu os principais nomes da ciência brasileira para celebrar mais uma edição do maior evento de Divulgação Científica da América Latina.
Diversos
Confiança do brasileiro na ciência é tema de Painel na 75ª SBPC – O Brasileiro confia na ciência? Para responder essa questão, um painel da 75ª SBPC reuniu as pesquisadoras Luisa Massarani e Vanessa Oliveira Fagundes, do INCT Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (CPCT). Elas coordenaram trabalhos que investigaram a interação dos brasileiros com informações científicas durante a pandemia e o nível de confiança na ciência e nos pesquisadores.
Desafios futuros do Sirius, o acelerador de partículas brasileiro – Para o país se manter no estado da arte das pesquisas com a luz síncrotron é preciso um comprometimento político em se manter atualizado. A fala do diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Antonio José Roque da Silva, fez parte do painel “O futuro do Sirius e das grandes infraestruturas de pesquisa no Brasil”, realizado nesta terça-feira (25), na 75ª SBPC.
CNPq, Capes e pós-graduandos debatem ações para fixação de doutores no país –Uma mesa de debate na 75ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) discutiu as estratégias na formação e fixação de doutores no Brasil. O tema é uma das prioridades que a comunidade científica vai levar à 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, anunciada no dia 12 de julho pelo governo federal, com previsão de ser realizada em 2024.
Projeto Meninas Baianas na Ciência promove ação com indígenas – Despertar o interesse pela ciência e promover ações que inspirem jovens estudantes do Ensino Médio a seguirem carreira acadêmica, esses são apenas dois dos objetivos do projeto Meninas Baianas na Ciência, uma iniciativa da Fiocruz Bahia que tem levado atividades de divulgação científica para mais perto da população. O projeto desembarcou na comunidade de Coroa Vermelha, território indígena pataxó, no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.
|
|||