Ibict acontece
Tiago Braga concede entrevista ao videocast Que Ciência é Essa? – O diretor do Ibict, Tiago Braga, concedeu uma entrevista ao videocast Que Ciência é Essa?, do MCTI. Durante a gravação do episódio, o diretor apresentou alguns serviços do Ibict, como a pesquisa experimental Nice, que faz parte dos esforços do Ibict na construção de mecanismos de Inteligência Artificial. Este processo está relacionado ao trabalho que o Ibict faz com os notáveis da ciência brasileira por meio do Canal Ciência, desde a publicação de cordéis até esta IA.
Publicado novo número da Revista do Edicic – A Revista do Edicic publicou artigo dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Marco Schneider, Luana Farias Sales e Carla Maria Martellote Viola. O título do artigo é “Os Indicadores da Agenda 2030, a Recuperação da Informação e a Relevância: Diagnose das Revisões Nacionais Voluntárias”. Ele está disponível em: https://ojs.edicic.org/
Leia mais
Diversos
Instituições de fomento discutem financiamento da pesquisa no Brasil – Ao longo do painel “Avaliação e Financiamento da Pesquisa”, realizado nesta terça (25) na 75ª SBPC, representantes das instituições de fomento demonstraram a necessidade de aumentar os recursos destinados ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema é uma das prioridades que a comunidade científica pretende levar à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2024.
Bolsista em Nanotecnologia leva prêmio da UnB – Marcelo Lopes Pereira Júnior é graduado em Matemática e Computação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), mestre em Ciências de Materiais e doutor em Física pela Universidade de Brasília (UnB), instituição na qual é professor do Departamento de Engenharia Elétrica. Sua tese, Dinâmica Eletrônica e Clássica em Sistemas Biológicos e Nanoestruturados, foi uma das vencedoras do Prêmio UnB de Pós-Graduação 2022.
Parceria entre instituições científicas de ponta e empresa mostra como a inovação acionada pela ciência pode frutificar no país– Uma parceria entre o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a EMBRAPA Solos (RJ) permitiu o desenvolvimento de uma versão inovadora de permeâmetro, equipamento para avaliar a condução de água nos solos. Embora o permeômetro seja um aparelho já bastante empregado, os modelos convencionais requerem trabalho bastante demorado, realizado por técnico especializado, para fornecer dados confiáveis da condutividade hidráulica do solo. A tecnologia desenvolvida pela CBPF e pela Embrapa faz a coleta de dados digitalmente, usando um computador de baixo custo, registrando-os em um cartão de memória. As medidas têm precisão de leitura de milímetros e registro de tempo de décimos de segundo, aumentando a precisão dos dados coletados.
|
|||