Ibict acontece
Ibict recebe visita de representantes da Biblioteca Universitária da UFSC – No último dia 03 de agosto, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu a visita técnica de Gleide Ordovás, Diretora da Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e de Thayse Hingst, Coordenadora Biblioteca Central e Difusão da Informação da UFSC.
Ibict e INSS se reúnem para discutir projeto de preservação digital – O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu, no dia 3 de agosto, uma equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para apresentação do Hipátia, um modelo de preservação para repositórios arquivísticos digitais confiáveis desenvolvido pelo Ibict, que garante que toda a cadeia de custódia do documento digital seja preservada a longo prazo. Participaram do encontro Alessandra Camargo, Alexandre Oliveira, Antônio Hamad e Manuella Silva (INSS), além da pesquisadora Larissa Alves, do coordenador de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação Alexandre Faria de Oliveira e do diretor Tiago Braga (Ibict).
Diversos
Em Belém, ministra Luciana Santos anuncia criação do IPCC da Amazônia – A No evento, a ministra recebeu duas cartas com propostas da comunidade científica para políticas públicas voltadas à pesquisa e desenvolvimento da Amazônia. A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, leu o documento em que as entidades científicas que compõem a Rede Interamericana de Academias de Ciência (IANAS) defendem os esforços de todas as nações para a construção de uma estratégia abrangente para a preservação, conservação, restauração e remediação dos ecossistemas e da biodiversidade da Amazônia.
Secretária Márcia Barbosa defende política de cotas para indígenas na concessão de bolsas de pesquisa– A secretária de Políticas e Programas Estratégicos, Marcia Barbosa, defendeu a implementação de uma política de cotas para a concessão de bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior para pesquisadores e estudantes indígenas pelas agências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Durante o seminário científico realizado em Belém (PA), durante dos Diálogos Amazônicos, ela assumiu o compromisso de construir uma política de cotas para a população indígena.
Ministra Luciana Santos defende papel fundamental da Ciência para reindustrialização – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu, nesta sexta-feira (4), o papel fundamental da Ciência para uma nova política industrial e reiterou que mais de R$ 106 bilhões serão investidos neste setor nos próximos quatro anos, em ação conjunta do BNDES e MCTI. Desse montante, R$ 41 bilhões provêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). As afirmações foram feitas em São Paulo, durante reunião do Comitê de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).
|
|||