Ibict acontece

Pesquisador do Ibict fala em evento promovido pela Universidade Federal Fluminense – O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Marco Schneider, irá falar hoje (28), às 16h, durante o evento “Somos + UFF – Semana de boas-vindas a estudantes”, encontro que contempla o início do segundo semestre letivo dos discentes de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o XX Encontro Acadêmico UFF.

Leia mais

Diversos

MCTI busca especializar parcerias para acelerar a difusão dos resultados de CT&I – O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, visitou na quinta-feira (24) a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e instituições do estado voltadas à inovação em Materiais Avançados, Minerais Estratégicos e Nanotecnologias. A delegação do ministério apresentou aos gestores as novas diretrizes da pasta para a inovação nesses setores.

Leia mais

Lei de Informática é um caso de sucesso e deve ser mantida, defende ministra– A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu os benefícios da Lei de Informática para alavancar investimentos de empresas dos setores de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Durante encontro com os principais atores do setor no Porto Digital, no Recife (PE), a ministra ressaltou a importância de manter os atuais parâmetros da legislação.

Leia mais

Reaberta até sexta inscrição para PDPG Ações Afirmativas – A CAPES reabriu o prazo de inscrições para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade. Com alteração no Edital nº 17/2023 publicada nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União, as instituições de ensino superior e pesquisa têm agora até a próxima sexta-feira, 1º de setembro para enviar seus projetos. A data anterior era 25 de agosto.

Leia mais

Novas linhas de luz do Sirius ampliam as possibilidades para a ciência brasileira –  Com 530 metros de circunferência, o Sirius, fonte de luz síncrotron de quarta geração, é a maior e a mais importante infraestrutura científica brasileira. É também um dos três únicos equipamentos de sua classe já existentes no mundo. Os outros dois localizam-se na Suécia e na França, respectivamente, enquanto países muito avançados em pesquisa, como a China, ainda estão construindo os seus. Emitida em diferentes bandas do espectro eletromagnético, do infravermelho ao raio X, a luz do Sirius penetra os mais variados materiais, possibilitando estudar sua estrutura e composição.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict