Ibict acontece
Aluna do PPGCI apresenta tese de doutorado sobre a ontologia do domínio da Bioética – A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eliane Azevedo Gomes, apresentou tese de doutorado “Multidimensionalidade e complexidade do conhecimento científico: uma ontologia do domínio da Bioética”, na sede do Ibict, no Rio de Janeiro (RJ).
Confira como foi a live ‘Comunicação Institucional de ICTs’, promovida pelo Ibict – No dia 19 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu a live ´Comunicação Institucional de ICTs´. No evento, pesquisadores e jornalistas da Divisão de Comunicação (DICOM) conversaram sobre os resultados do projeto de pesquisa “Articulação e Comunicação em C&T”. Além da equipe da DICOM, estiveram presentes o diretor do Ibict, Tiago Braga; Ana Cristina Santos, chefe da Assessoria de Comunicação do MCTI; e a editora-chefe do SBT, Wemily Queiroz.
Diversos
Inclusão e investimentos marcam gestão da CAPES – As ações de inclusão e o aumento dos investimentos na pós-graduação e na formação de professores da educação básica foram marcas da gestão da CAPES em 2023. Logo no início do ano, o governo federal reajustou os valores das bolsas, o que não ocorria há dez anos. Foram atendidos 178 mil bolsistas da Fundação, com reajustes que variaram de 27% a 75%. “Está comprovado que esses benefícios contribuem para a permanência dos estudantes nos cursos e permitem o pagamento de despesas com custos de logística e qualificação”, destaca Mercedes Bustamante, presidente de Coordenação.
Retrospectiva 2023: os destaques da Ciência no Jornal da USPF – Leite de jumenta, “Luzio”, psicodélicos, insetos no cardápio… confira as notícias da ciência produzida na Universidade que foram destaque no Jornal da USP no último ano!
Melhor cientista do Brasil, mineira destaca importância do apoio de outras mulheres – Deborah Carvalho Malta é professora no Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi classificada em primeiro lugar na segunda edição do ranking anual online das Melhores Mulheres Cientistas do Brasil. Eleita pela plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com, ela relata que a rede de apoio de mulheres com que contou ao longo de sua formação foi crucial para que ela conseguisse chegar a esta posição de destaque.
|
|||