Ibict na mídia
Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC)– O Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC), é um dos principais eventos sobre Estudos Métricos da Informação ponto de vista global. É um evento tradicional, cuja primeira edição ocorreu em 2008. Deste então, o evento ocorre bianualmente de maneira ininterrupta. A edição 2024 está programada para ocorrer na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 23 a 26 de julho de 2024, quando celebrará o 17º aniversário desde a sua criação. A atividades serão realizadas na Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e na Faculdade de Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE). O 9º EBBC está sendo organizado pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e com o apoio oficial do Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, um dos mais importantes centros mundiais de pesquisa sobre a temática do evento.
Diversos
MCTI divulga resultado de chamada pública para olimpíadas científicas em 2024 – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram o resultado da Chamada Pública nº 03/2023 para a realização de Olimpíadas Científicas em 2024. O edital contemplou três linhas de apoio para ações de popularização da ciência em todo o Brasil e em outros países.
Unimontes abre inscrições para o Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência – A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, promove a segunda edição do Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da Unimontes envolvidas na solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.
Faça sua matrícula nos cursos online da SBPC – Estão abertas as matrículas do 7º ciclo de webminicursos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em sua plataforma de cursos online (https://cursos.sbpcnet.org.
Por mais mulheres na ciência: UNFPA premia meninas na Olímpiada Nacional de Ciências – “A Ângela sempre foi muito inteligente. Ela começou a falar e andar com oito meses. As pessoas não acreditavam. Ela sempre foi muito curiosa, e teve vontade própria”, recorda a assistente administrativa Maria Evangelina. Sua filha, Ângela Kétlyn Silva de Souza, de 16 anos, é estudante do 1º ano do ensino médio no Instituto Federal do Acre (IFAC) de Cruzeiro do Sul, cidade de 91 mil habitantes a 630 km da capital Rio Branco. Ângela recebeu a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do UNFPA. A adolescente viajou para Brasília para a solenidade de premiação onde, além da medalha, recebeu um prêmio do UNFPA concedido para as meninas estudantes de escolas públicas com o melhor desempenho das cinco regiões do país. Ela foi a primeira colocada da região norte. A conquista é grande: mais de quatro milhões de estudantes, de 4.989 mil municípios do Brasil, se inscreveram na ONC em 2023.
|
|||