Ibict na mídia

Estudo mostra bom desempenho da pegada de carbono do café arábica em métricas tropicais–  Os inventários dos processos agrícolas foram construídos na ferramenta ICVCalc, desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente, que incorpora os principais modelos internacionais para estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Ao todo, foram construídos seis inventários, representativos dos seguintes sistemas de produção: convencional, da Mogiana Paulista; irrigado e não irrigado, do Cerrado Mineiro; manual, mecanizado e semi-mecanizado, do Sul de Minas Gerais. Todos esses inventários estão depositados no SICV (Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida, IBICT/MCTI) e são de acesso público.

Leia mais

Ibict acontece

Vídeo: 1º Encontro Internacional Ciência Aberta e Edição Digital: Visões Cruzadas América do Sul – França– No último dia 6 de dezembro, a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Bianca Amaro, participou do 1º Encontro Internacional Ciência Aberta e Edição Digital: Visões Cruzadas América do Sul – França.

Leia mais

Diversos

Ministério promove 1º Webinar sobre Iniciativas de Apoio a Startups dos Países do Mercosul– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações organizou, no dia 8 de dezembro, o 1º Webinar sobre Iniciativas de Apoio a Startups dos Países do Mercosul. Transmitido ao vivo nos canais do MCTI no Youtube, o evento faz parte da RECyT – Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul, e teve por objetivo promover a cooperação científica e tecnológica entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Lei mais

Chamada Pública do MCTI destina R$ 180 milhões para parques tecnológicos no país– Com o objetivo de fomentar a retomada e incrementar parques tecnológicos no país, o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou, na segunda-feira (13), em São Paulo (SP), uma Chamada Pública voltada para o setor. O local escolhido para a cerimônia foi a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), uma das principais instituições representativas do setor privado brasileiro. A chamada pública vai destinar recursos por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao MCTI.

Leia mais

Pesquisadores da USP isolam variante ômicron do SARS-CoV-2– Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) conseguiram isolar a cepa da variante ômicron do SARS-CoV-2. Amostras da variante estão sendo cultivadas em células e, dentro de duas semanas, começarão a ser distribuídas para laboratórios com nível 3 de biossegurança (NB-3) e pesquisadores de todas as regiões do Brasil a fim de ajudar a detectar a disseminação da ômicron pelo país. Além disso, o isolamento da nova cepa permitirá avaliar a eficácia das vacinas contra a nova cepa aplicadas atualmente na população brasileira.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic