Ibict acontece

Rede Cariniana e Instituto Musica Brasilis firmam parceria– A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de firmar uma parceria com o Instituto Musica Brasilis (IMB) e o Arquivo Nacional, com cooperação da UNESCO. A iniciativa refere-se a adesão do acervo do IMB à Rede Cariniana e prevê a preservação digital perene do Acervo Digital de Partituras Brasileiras, projeto patrocinado pelo BNDES, que visa a edição e disponibilidade via web de cinco mil partituras de obras de compositores brasileiros em domínio público nos próximos cinco anos.

Leia mais

Diversos

América Latina ocupa posição de liderança na comunidade GNA–Em 15/12, o gerente técnico da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), Marco Teixeira, foi nomeado para ocupar um cargo de liderança no Global Network Advancement Group (GNA-G), com mandato de quatro anos. O GNA-G é uma comunidade internacional de redes acadêmicas que visa tornar as interconexões entre continentes mais eficientes para colaborações científicas globais e educação transnacional.

Leia mais

Em Rondônia, ministro do MCTI destaca potencial inovador do Programa Centelha– O potencial do Programa Centelha para colocar ideias inovadoras em prática foi destacado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, no lançamento do Centelha II MCTI etapa Rondônia, nesta quinta-feira (16).  Maior programa de incentivo ao empreendedorismo inovador no Brasil, o Centelha é coordenado pelo MCTI, por meio de suas entidades vinculadas – a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Rondônia está aderindo ao programa pela primeira vez.

Leia mais

Manual traz informações científicas sobre invertebrados marinhos do Sul e Sudeste brasileiros – A fauna marinha bentônica do Brasil abrange um diversificado rol de animais que vai desde pequenos moluscos, cujas conchas podem ser vistas facilmente ao caminhar pela praia, até vermes e estrelas-do-mar. Esses organismos podem ser encontrados em áreas mais rasas e também em águas profundas, muitas vezes acessíveis apenas por meio de expedições em navios científicos.

Leia mais
Quais são as principais vozes brasileiras da ciência no Twitter em 2021? – Nesta quinta-feira (16) foi divulgado o relatório, pela Science Pulse, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), que identifica as principais vozes no Twitter em 2021 quando o assunto é ciência na pandemia. Os 15 perfis mais influentes na conversa sobre a covid-19 incluem 10 personalidades, das quais seis são ligadas à USP, como o divulgador científico Atila Iamarino, a microbiologista Natalia Pasternak e a jornalista e editora de ciências do Jornal da USP, Luiza Caires.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic