Ibict acontece
Rede Cariniana e Instituto Musica Brasilis firmam parceria– A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de firmar uma parceria com o Instituto Musica Brasilis (IMB) e o Arquivo Nacional, com cooperação da UNESCO. A iniciativa refere-se a adesão do acervo do IMB à Rede Cariniana e prevê a preservação digital perene do Acervo Digital de Partituras Brasileiras, projeto patrocinado pelo BNDES, que visa a edição e disponibilidade via web de cinco mil partituras de obras de compositores brasileiros em domínio público nos próximos cinco anos.
Diversos
América Latina ocupa posição de liderança na comunidade GNA–Em 15/12, o gerente técnico da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), Marco Teixeira, foi nomeado para ocupar um cargo de liderança no Global Network Advancement Group (GNA-G), com mandato de quatro anos. O GNA-G é uma comunidade internacional de redes acadêmicas que visa tornar as interconexões entre continentes mais eficientes para colaborações científicas globais e educação transnacional.
Em Rondônia, ministro do MCTI destaca potencial inovador do Programa Centelha– O potencial do Programa Centelha para colocar ideias inovadoras em prática foi destacado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, no lançamento do Centelha II MCTI etapa Rondônia, nesta quinta-feira (16). Maior programa de incentivo ao empreendedorismo inovador no Brasil, o Centelha é coordenado pelo MCTI, por meio de suas entidades vinculadas – a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Rondônia está aderindo ao programa pela primeira vez.
Manual traz informações científicas sobre invertebrados marinhos do Sul e Sudeste brasileiros – A fauna marinha bentônica do Brasil abrange um diversificado rol de animais que vai desde pequenos moluscos, cujas conchas podem ser vistas facilmente ao caminhar pela praia, até vermes e estrelas-do-mar. Esses organismos podem ser encontrados em áreas mais rasas e também em águas profundas, muitas vezes acessíveis apenas por meio de expedições em navios científicos.
Leia mais
Quais são as principais vozes brasileiras da ciência no Twitter em 2021? – Nesta quinta-feira (16) foi divulgado o relatório, pela Science Pulse, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), que identifica as principais vozes no Twitter em 2021 quando o assunto é ciência na pandemia. Os 15 perfis mais influentes na conversa sobre a covid-19 incluem 10 personalidades, das quais seis são ligadas à USP, como o divulgador científico Atila Iamarino, a microbiologista Natalia Pasternak e a jornalista e editora de ciências do Jornal da USP, Luiza Caires.
|
|||
Cancelar assinatura | Gerencie sua assinatura |