Diversos

Cota de importação para pesquisas será o dobro em 2022– Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22) Portaria do Ministério da Economia ME Nº 14.811, que fixa em US$ 388,55 milhões a cota anual das importações destinadas à pesquisa científica e tecnológica em 2022. A Portaria define os limites globais de isenção fiscal que pesquisadores e instituições podem obter no âmbito das Leis nº 8.010, de 29 de março de 1990, e nº 8.032, de 12 de abril de 1990.

Leia mais

Aberta consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) abriu consulta pública para a atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital). A ação visa ampliar o contato do ministério com a sociedade, de modo a garantir a maior participação social nesse processo, destacando principalmente a definição de ações estratégicas prioritárias.

Leia mais

MCTI lança prêmio para promover pesquisa em biodiversidade – Projeto realizado em parceria com a FINEP/MCTI, CNPq/MCTI, RNP/MCTI e a Unesco visa revelar talentos e impulsionar a pesquisa científica e sustentável no país. Revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico e assim promover a inovação na temática de biodiversidade de modo a apoiar seu uso sustentável. Esses são os principais objetivos do Prêmio MCTI/FINEP de Biodiversidade lançado, de forma virtual, nesta terça-feira (21). O projeto coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) tem a parceria da Unesco, e de três vinculadas do MCTI, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Rede de Ensino e Pesquisa (RNP).

Leia mais

UFMS e UFV são primeiras universidades federais a usarem serviço de Diploma Digital– A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) tornaram-se as primeiras Instituições Federais de Ensino Superior a emitirem e registrarem diplomas digitais para os seus cursos de graduação. O serviço utilizado é o da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), único no país homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia mais

Pesquisa acelera germinação e frutificação do bacuri – A engenheira agrônoma Karina Vieira está concluindo o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Sua pesquisa é de fundamental importância econômica para a Amazônia. A estudante desenvolveu uma técnica de multiplicação in vitro do bacuri, que acelera o processo de germinação e frutificação do produto, bastante vendido e consumido na região.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic