Ibict acontece

Livro de Gustavo Saldanha é resenhado na revista uruguaia Informatio–  O texto “Reseña de Ciência da Informação: crítica epistemológica e historiográfica de Gustavo Saldanha. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. IBICT, 2020. ISBN 978-65-89167-01-3” foi publicado na edição de dezembro da revista uruguaia Informatio (vol. 26, n°2). Trata-se de uma resenha do livro “Ciência da Informação: crítica epistemológica e historiográfica”, elaborada pela pesquisadora e professora Martha Sabelli, da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidad de La República,  no Uruguai. Na resenha, a pesquisadora busca facilitar e motivar a leitura dos capítulos do livro ao delinear e sintetizar as  principais ideias propostas pelo autor.

Leia mais

Diversos

MCTI lança Chamada para projetos de pesquisa com polinizadores– Lançada  na segunda-feira (27), a Chamada Pública CNPq/MCTI/Associação A.B.E.L.H.A. nº 27/2021 é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Associação Brasileira de Estudos em Abelhas (Associação A.B.E.L.H.A.) e executada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais

Ações de combate à pandemia são destaque no capítulo sobre Tecnologias para Qualidade de Vida– Em mais um episódio da série do MCTI sobre as realizações da pasta em 2021, as iniciativas para o combate à pandemia de Covid-19 foram destaques no capítulo dedicado a Tecnologias para Qualidade de Vida. Apresentada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e transmitida nas redes sociais do ministério, a série apresentou nesta terça-feira (28) a sua sexta parte.

Leia mais

Evento alerta para subnotificação de casos de leptospirose no Brasil – A leptospirose, infecção febril aguda causada pela urina contaminada de animais, sobretudo ratos, ainda é uma doença negligenciada e subnotificada no Brasil. Os baixos índices de prevalência de casos e óbitos levam pesquisadores e autoridades de saúde a se preocuparem em definir estratégias de atuação que permitam combater de modo eficaz e mais rápido o avanço da doença e os riscos de contaminação pela bactéria causadora, a leptospira. Esse foi um dos alertas feitos no I Congresso Nacional de Leptospirose – One Health, realizado pela Fiocruz Amazônia, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), e que reuniu mais de 500 inscritos.

Leia mais

Terceira dose da vacina AstraZeneca reforça anticorpos contra variante Ômicron – Uma terceira dose da vacina AstraZeneca aumenta significativamente os níveis de anticorpos neutralizantes contra a variante Ômicron (B.1.1.529), indica um novo estudo. A pesquisa foi realizada de forma independente por investigadores de diferentes instituições, incluindo pesquisadores da Fiocruz e da Universidade de Oxford. E estes resultados foram publicados em forma de preprint na plataforma bioRxiv (Omicron-B.1.1.529 leads to widespread escape from neutralizing antibody responses) nesta quinta-feira (23/12).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic