Diversos

Covid-19: nota técnica da Fiocruz traz evidências sobre importância de vacinar crianças– A Fiocruz divulgou nesta terça-feira (28/12) uma nota técnica que ratifica e enfatiza a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças. A publicação, embasada em estudos e critérios científicos, ressalta que a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos vai colaborar com a mitigação de formas graves e óbitos por Covid-19 nesse grupo, reduzirá a transmissão do vírus e será uma importante estratégia para que as atividades escolares retornem ao modo presencial.

Leia mais

Plataforma vacinal pode combater COVID-19 e outras doenças– Victor Bolsanelli Cioffi é graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), e em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, onde estudou bom bolsa da CAPES. Atualmente cursando o doutorado, é mais uma vez bolsista da Fundação, no Programa de Pós-graduação em Microbiologia da Universidade de São Paulo (USP), no qual trabalha para desenvolver uma plataforma vacinal de combate à COVID-19 e outras doenças virais.

Leia mais

CAFe divulga sua nova Política de Uso e Termo de Privacidade para Provedores de Serviços – Para acompanhar a evolução tecnológica em gestão de identidade, que precisa de uma maior atenção com a segurança e a privacidade dos dados pessoais de usuários, e para garantir a interoperabilidade entre os serviços, a RNP lançou a nova Política de Uso da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e um Termo de Privacidade para Provedores de Serviços (SPs).

Leia mais

A revolução dos alimentos ‘animais’ criados em laboratório -A criação de animais é responsável por uma parcela significativa das emissões de gases da indústria alimentícia, mas os cientistas e cada vez mais empresas esperam que a produção de carne – incluindo a carne bovina, as aves e até mesmo os peixes – com cultivos celulares em laboratório possa representar uma solução.

Leia mais

Para que serve a parte do corpo recém-descoberta pelos cientistas – O músculo masseter, na parte lateral de sua bochecha, é o mais proeminente dos músculos da mandíbula. Os livros de anatomia tradicionalmente descrevem o masseter como um músculo formado por duas camadas: uma superficial e outra profunda. Mas, agora, um grupo de pesquisadores na Suíça afirma ter descoberto uma seção dos músculos da mandíbula que até agora passava despercebida: eles descreveram uma terceira camada ainda mais profunda do masseter.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic