Diversos

Ampliada cota de isenção na importação de insumos para pesquisa em 2022– A comunidade científica brasileira vai começar o ano de 2022 com uma boa notícia. Foi aprovado um aumento na cota de isenção para a importação de equipamentos e insumos voltados para a pesquisa científica e tecnológica no país. Um total de US$ 388.550.000,00 em isenção foi aprovado para o ano de 2022 e começa a valer a partir do dia 1° de janeiro. Têm direito a essa isenção pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e empresas credenciadas ao CNPq/MCTI.

Leia mais

Incentivo ao empreendedorismo e inovação são temas do 8º programa de “Realizações 2021”– Os programas do MCTI direcionados a tirar ideias do papel, transformá-las em novos produtos e serviços e impulsionar a inovação foram tema de mais um episódio da série “Realizações 2021”. Apresentada nas redes sociais do ministério, a série traz os avanços em políticas da pasta espalhadas por diferentes áreas, e chegou nesta quinta-feira (30) ao oitavo capítulo: Inovação.

Leia mais  

Bolsa de Iniciação Científica Jr e Olimpíadas são realizações na Promoção e Popularização da Ciência – O sétimo episódio da série de vídeos com as realizações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em 2021 foi dedicado ao tema Promoção e Popularização da Ciência. Transmitido nas redes sociais do MCTI, o programa apresentou iniciativas que levam a ciência para mais perto do cidadão, incentivam crianças e jovens a seguirem carreiras científicas e descobrem talentos.

Leia mais

Covid-19: vacinas aplicadas no Brasil conferem proteção adicional a quem teve a doença – Um estudo publicado no site Medrxiv, nesta quarta-feira (29/12), mostra que as quatro vacinas aplicadas no Brasil conferem um alto grau de proteção adicional contra a infecção sintomática e as formas graves da Covid-19 em indivíduos que já haviam contraído o Sars-CoV-2 previamente. O estudo, liderado por Julio Croda e Manoel Barral-Neto, pesquisadores da Fiocruz, reforça ainda a importância do esquema vacinal completo, mesmo para essas pessoas.

Leia mais

Chip implantado no corpo é usado como passaporte vacinal de Covid – A empresa sueca DSruptive Subdermals desenvolveu um chip implantável sob a pele de seres humanos que pode armazenar dados pessoais e informações usadas constantemente no dia a dia, como os passaportes vacinais contra a Covid-19. O chip não tem relação com nenhum tipo de imunizante usado contra a Covid e funciona como uma espécie de pen drive, ou seja, armazena arquivos digitais de acordo com a necessidade do usuário. Além de guardar o comprovante de vacinação, é possível usar o chip para fazer pagamentos no crédito ou no débito, assim como os cartões que funcionam por aproximação.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic