Diversos

Entrega de produtos com uso de drones será realidade em 2022–  A entrega de produtos utilizando drones já é uma realidade no país. O serviço de delivery utilizando as aeronaves controladas remotamente começou a ser testado há um ano em Campinas (SP) e agora será ampliada com o início das operações da cidade de Aracaju (SE). Uma parceria com um aplicativo de delivery com uma startup do setor de drones permitiu a novidade. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, conheceu a empresa que desenvolveu o projeto responsável pelas primeiras entregas de delivery com drones no país, a Speedbird Aero.

Leia mais

Último episódio da Série “Realizações” fala sobre avanços na gestão do MCTI – No último programa da série Realizações 2021 do MCTI, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, falou sobre o tema Gestão, as ações tomadas desde 2019 para melhorar a aplicação do orçamento da pasta e iniciativas que organizaram as tomadas de decisão e estratégias do MCTI.  Segundo Pontes, o ministério soube se organizar para entregar resultados mesmo com os desafios de orçamento enfrentados por causa da pandemia.

Leia mais

Ministro fala sobre programas integrados em novo capítulo da série “Realizações – Em mais um episódio da série de programas sobre as realizações do MCTI em 2021, o ministro astronauta Marcos Pontes apresentou as iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que envolvem várias secretarias e instituições da pasta ao mesmo tempo: os programas integrados. A série de vídeos transmitida nas redes sociais do MCTI vem contando as principais entregas do ministério nos últimos anos.

Leia mais

Mobilidade sustentável é tema de nova premiação da CAPES – A CAPES e a Fundação Grupo Volkswagen celebraram, nesta quinta-feira, 30/12, acordo de cooperação técnica – publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31 de dezembro de 2021 – que vai premiar artigos científicos sobre mobilidade urbana sustentável. O Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável será oferecido a cada dois anos a três pesquisadores brasileiros, autores de artigos científicos aceitos ou publicados em periódicos científicos de alto impacto acadêmico, relacionados à área em questão.

Leia mais

ABEC Brasil alerta a comunidade para a atuação de revistas e editoras predatórias – A BlackFriday tem se tornado uma data de grandes expectativas para o consumidor também no Brasil. Este ano não passou incólume nem para o mercado editorial científico brasileiro! A cultura de liquidações agora encontra espaço nas revistas científicas predatórias que prometem descontões e pacotes com 2 e 3 artigos! As chamadas revistas predatórias são aquelas de qualidade editorial duvidosa, mas que garantem, mediante o pagamento de taxas APC, a publicação rápida do seu artigo, muitas vezes sem qualquer recomendação de pareceristas ou pedidos de ajustes.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic