Diversos

“O Brasil merece isso”, declara ministro Marcos Pontes no lançamento da vacina brasileira RNA MCTI CIMATEC HDT em Salvador (BA)–  A história da ciência brasileira ganhou um novo e importante capítulo nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2022. Os estudos clínicos da primeira vacina brasileira contra a Covid-19, a RNA MCTI CIMATEC HDT, foram iniciados com a aplicação da primeira dose em seres humanos em Salvador, na Bahia. A cerimônia contou com a presença da comunidade científica, autoridades locais e federais, do Congresso Nacional e ministros de Estado do Governo Federal. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, classificou o evento como histórico. “É imprescindível que o Brasil tenha soberania, que ele tenha autossuficiência no desenvolvimento de tecnologias, de insumos farmacêuticos e distribuição de vacinas nacionais e que a gente possa através disso também ajudar os nossos países vizinhos e outros países”.

Leia mais

Ministério demonstra espuma com grafeno para limpeza e filtragem de água na Rio Innovation Week– O MCTI – Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações leva para a Rio Innovation Week uma demonstração da tecnologia de espuma para limpeza e filtragem de águas com uso do grafeno. A apresentação acontece nesta sexta-feira (14), às 11h, na Vila da Ciência MCTI, estande do ministério no evento, com participação do ministro astronauta Marcos Pontes. A tecnologia tem potencial para ser usada desde a limpeza de óleos em desastres ambientais até o uso doméstico em piscinas.

Leia mais

Fiocruz segue com processamento final da vacina nacional de Covid-19–  O primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional será transferido da área de armazenagem para a área de formulação nesta sexta-feira (14/1), onde passará pelo processo de descongelamento. Nos dias subsequentes terá início então o processamento final das vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais, passando pelas etapas de formulação, envase, revisão, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, conforme já ocorre com as vacinas produzidas a partir do IFA importado. Com isso, a entrega das primeiras doses produzidas integralmente pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) ao Ministério da Saúde está prevista para fevereiro.

Leia mais

Estudo mostra que SARS-CoV-2 pode ficar no organismo por tempo superior ao recomendado para quarentena – Um homem de 38 anos, que apresentou durante 20 dias sintomas leves de COVID-19, permaneceu por 232 dias com o novo coronavírus sendo detectado no organismo e sofrendo mutações. Se não tivesse recebido acompanhamento médico constante, mantido distanciamento social e usado máscara, poderia ter disseminado o patógeno por mais de sete meses. O caso atípico de infecção pelo SARS-CoV-2 faz parte de um grupo de 38 pacientes acompanhados semanalmente, no início da pandemia, por pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU). O estudo, apoiado pela FAPESP e publicado na revista Frontiers in Medicine, é um alerta sobre o risco de liberar pacientes com COVID-19 após sete, dez ou mesmo 14 dias do teste positivo, como previam os protocolos iniciais de combate à COVID-19.

Leia mais

Centro de pesquisa FAPESP-Stellantis ajuda a orientar decisões do grupo automotivo sobre etanol no Brasil – A despeito de a eletrificação dos automóveis avançar no Brasil, seguindo a tendência mundial, o etanol continuará sendo uma solução barata e sustentável de combustível renovável no país. Por isso, a Stellantis tem reafirmado seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) sobre motores movidos a biocombustível, afirma Emmanuel Hédouin, gerente de pesquisa e engenharia avançada do quarto maior grupo automotivo mundial, resultado da fusão da montadora francesa PSA com a Fiat Chrysler, no início de 2021.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic