Ibict na mídia

Projeto de pesquisa sobre ciência cidadã em emergências sanitárias é aprovado no Edital Universal do CNPq–  O projeto “Ciência cidadã em situações de emergências sanitárias: desafios à governança informacional” foi aprovado na Chamada Universal 2021, edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Chamada Universal busca apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País. O projeto aprovado é coordenado por Sarita Albagli, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professora Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict.

Leia mais

Diversos

Saiu na imprensa: brasileiro de 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo–  Um estudante brasileiro de cinco anos virou manchete em diversos jornais do país. Natural de São Paulo, Miro Latansio Tsai foi reconhecido como a pessoa mais jovem do mundo a identificar um asteroide. No total, já foram 15 corpos celestes que o menino descobriu e que foram aprovados em preliminares pelo IASC (International Astronomical Search Collaboration) e posteriormente serão confirmados pela NASA (Agência Espacial Americana). O feito foi realizado no projeto Caça Asteroides MCTI que é organizado pelo IASC/NASA e conta com a participação de outras instituições ao redor do mundo.

Leia mais

Ministério viabiliza estrutura financeira para participação brasileira no CERN– No dia 27 de janeiro, o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI, Marcelo Meirelles, participou de reunião virtual sobre o Termo de Adesão do Brasil à Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), um dos maiores e mais avançados centros de pesquisa do mundo, que opera o maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC). O encontro teve também participação do Ministério das Relações Exteriores e do CERN.

Leia mais

Pesquisadores testam nova estratégia para acelerar o desenvolvimento de fármacos– Enquanto gotas de um medicamento levitam no ar por ação de ondas ultrassônicas, pesquisadores conseguem, com o auxílio de um potente feixe de luz síncrotron, avaliar em tempo real a interação entre os átomos que constituem o remédio e, sobretudo, se cristais estão se formando – o que inviabilizaria a formulação ou a tornaria menos eficiente para o tratamento de uma doença.

Leia mais

Três bolsas de iniciação científica em neurodesenvolvimento estão disponíveis na Unifesp – Três bolsas de iniciação científica da FAPESP estão disponíveis para o Projeto Temático“Adversidades materna, inflamação e neurodesenvolvimento: como os processos intergeracionais perpetuam as desigualdades em um ambiente com poucos recursos”. As inscrições podem ser feitas até 18 de fevereiro.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic