Ibict acontece

Como o Ibict aplica as tecnologias blockchain e inteligência artificial em projetos de informação científica– As tecnologias de inteligência artificial (IA) e blockchain estão sendo aplicadas a vários cenários digitais. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) tem pesquisado soluções tecnológicas que utilizam essas tecnologias aplicadas a sistemas de informação científica e técnica.

Leia mais

Diversos

MCTI disponibiliza Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação de Materiais Avançados para Consulta Pública–  Já está disponível para consulta pública na plataforma Participa+Brasil o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação de Materiais Avançados (PCTIMA). O Plano foi instituído pelo Decreto nº 10.746, de 9 de julho de 2021, e visa orientar o planejamento, as ações e as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo na cadeia de valor de materiais avançados no país, com o objetivo de agregar valor em produtos, serviços e processos para a promoção do desenvolvimento social e econômico.

Leia mais

MCTI vai ampliar pesquisas na Antártica com recursos do FNDCT– A destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e para a base de pesquisa Criosfera 2 são prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a região antártica neste ano de 2022. O anúncio foi feito na abertura do “III Simpósio do Programa Ciência Antártica MCTI: 40 anos de pesquisa científica do PROANTAR”, realizado nesta quinta-feira (10) e que contou com participação do ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes.

Leia mais

Ministério quer criar plano de P&D para descarbonização do transporte no Brasil– O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou nesta quarta-feira (9) de reunião virtual com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A entidade apresentou um estudo sobre a descarbonização no setor de transportes no Brasil, que é a diminuição do uso de combustíveis fósseis e transição para fontes como biocombustíveis e veículos elétricos.

Leia mais

Governo Federal anuncia R$ 310 milhões para a fase III do estudo da vacina nacional contra o coronavírus –  O Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou na tarde desta quinta-feira (10) o aporte de R$ 310 milhões para a fase III do estudo da vacina nacional contra o coronavírus, a RNA MCTI CIMATEC HDT. O recurso será disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) por meio de chamada pública, via subvenção, para selecionar propostas para apoio financeiro à execução do Ensaio, cujo Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) tenha sido desenvolvido por pesquisadores brasileiros. Podem concorrer empresas brasileiras que, isoladamente ou em conjunto, comprovem experiência na produção de produtos biológicos e possuam objeto social compatível com o projeto apresentado na data de lançamento do edital. É obrigatória a parceria com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiros.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic