Ibict na mídia

Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia usa blockchain e inteligência artificial–  O Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (Ibict) utiliza em seu cotidiano as tecnologias de inteligência artificial (IA) e blockchain. Assim, o diretor do órgão público comentou sobre como as tecnologias são promissoras no cotidiano das inovações.

Leia mais

Ibict acontece

Ibict realiza capacitação de profissionais de escolas cívico-militares– O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Coordenação Geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict (CGTI), iniciou hoje (14/02) uma capacitação para os profissionais das escolas Cívico-Militares (Certificação PECIM 2022).

Leia mais

Diversos

Fiocruz celebra Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência– Debater a participação igualitária das mulheres na área científica. Esse é o objetivo do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado, desde 2016, em 11 de fevereiro. Este ano, na Fiocruz, a data será estendida com uma programação de cerca de um mês de atividades. A abertura do evento aconteceu ao vivo, na última sexta-feira (11/2), no programa Sexta de Conversa, com a presidente da instituição, Nísia Trindade Lima. Assista aqui ao programa.

Leia mais

Artigo propõe ‘reboot’ na pesquisa de produtos biomédicos em favor do interesse público– Um artigo na revista científica Nature, publicado nesta quinta-feira (10/2), defende a necessidade de “dar um reboot” na pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos biomédicos em favor do interesse público global. Os autores – entre eles a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima – destacam que a inequidade no acesso aos frutos da pesquisa durante a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais evidente a urgência de revisar e reorientar esse sistema. Isso acontece mesmo quando países de baixa e média rendas participam de ensaios clínicos, sem uma garantia de acesso ao produto final.

Leia mais

Bilhetagem eletrônica, GPS, celulares: tecnologia ajuda a entender como os mais vulneráveis usam o transporte público em São Paulo– No transporte público, o tempo que se leva diariamente do trabalho ou da faculdade para casa interfere diretamente na qualidade de vida do passageiro. Pensando nisso, através do sistema de GPS e de bilhetagem eletrônica (de pagamento digital), pesquisa da USP identifica diferentes grupos de passageiros e os associa a perfis sociais, de modo a compreender as formas de deslocamento entre as classes mais altas e baixas de São Paulo. Com o mesmo objetivo, outro estudo desenvolveu uma análise espacial e temporal de dados de telefones celulares e de geocodificação de dados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e possibilitou a identificação de diferentes padrões nas viagens diárias dos moradores de favelas da capital paulista. Ambas pesquisas sugerem métodos de entender a mobilidade urbana da população mais vulnerável, como forma de intervir e aprimorar o serviço de transporte público.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic