Ibict na mídia

Ciencia ciudadana apoya combate a impactos climáticos en Brasil–  Un proyecto de ciencia ciudadana permitió que una comunidad de Brasil redujera el impacto de inundaciones, deslizamientos de tierra y otros desastres naturales causados por fenómenos climáticos extremos, al dar herramientas para producir mapas de áreas vulnerables y sus propias estrategias de evacuación.

Leia mais

Observatório em CT&I da Fiocruz firma parceria com Ibict para aprimorar a informação dos indicadores –O universo da informação cada vez mais fidedigno à realidade. Para aprimorar a qualidade da informação que é transmitida à sociedade, o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz firmou uma parceria com o Sistema BrCris (sigla para Current Research Information System), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A cooperação vai gerar maior robustez na coleta de indicadores realizada pelo Observatório em CT&I da Fiocruz.

Leia mais

Fiocruz coordenará um marco do 5º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto – Alinhada cada vez mais ao movimento da Ciência Aberta, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai coordenar a elaboração de um dos marcos do 5º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto. O Plano propõe compromissos de acordo com os princípios do Governo Aberto – como, por exemplo, a transparência e a participação social. O Brasil foi um dos países fundadores da Parceria para Governo Aberto (do inglês Open Government Partnership), em 2011, e segue avançado nesta pauta com a publicação do seu 5º Plano de Ação Nacional, em dezembro de 2021.

Leia mais

Ibict acontece

EAI DIONE 2022: prazo de submissão de trabalhos científicos foi prorrogado– A 3ª Conferência Internacional da EAI sobre Dados e Informações em Ambientes Online está com chamada aberta para a submissão de trabalhos. O evento acontece em Florianópolis (SC), nos dias 27 a 29 de julho, de forma presencial e virtual. As inscrições para a submissão de trabalhos foram prorrogadas e estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2022.

Leia mais

Diversos

CNPq/MCTI abre inscrições para 42º Edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica– Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em sua 42ª edição, o Prêmio contempla profissionais e instituições que contribuem de forma significativa para a formação de uma cultura científica no país e para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. Nesta edição, a categoria é a de Pesquisador e Escritor.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic